Economia

O gasto governamental impulsiona a economia?

By Edson Agatti
August 13, 2020 16:27
Tags
0 Comments



Um artigo recente de Jim Edwards no Business Insider tenta provar a afirmação do título no artigo “Proof That Government Spending Cuts Hurt Economic Growth.” Ele chega a afirmar (pasmem!) que “a guerra é boa (para a economia).” Nesse artigo, explicarei qual é o problema dessa falácia popular.

A Verdade Sobre Poupança e Consumo

By Edson Agatti
August 13, 2020 16:22
Tags
1 Comments



Ouvimos diariamente a importância do gasto em consumo para a economia. O raciocínio é o seguinte: quanto maior o gasto dos consumidores, mais dinheiro circula na economia, estimulando o crescimento sustentável de empregos e lucros. Se as pessoas pudessem ser encorajadas a sair e gastar um pouco mais de seu salário, tanto melhor!

O Problema da Produção

By Edson Agatti
August 12, 2020 17:57
Tags
0 Comments



Diversas vezes ouvimos: “o problema da produção foi resolvido.” Veja os estoques de trigo e os fardos de algodão nos silos! Veja quantas usinas siderúrgicas e fábricas metalúrgicas com capacidade ociosa que poderiam estar produzindo! Muitos veem a riqueza ociosa, o excedente e o poder produtivo potencial como um problema de distribuição.

PRIORIDADES DO ESTADO, E NÃO “CAPACIDADES” ESTATAIS

By Edson Agatti
June 1, 2020 23:28
Tags
0 Comments



Por Bryan Caplan Nos últimos anos, os cientistas sociais passaram a se alicerçar com afinco na “capacidade do Estado” para explicar a riqueza das nações. Por que alguns países prosperam? Porque eles têm grandes capacidades estatais. Por que outros não desenvolvem? Porque eles têm fraca capacidades estatais. O que os países que precisam desenvolver têm de fazer para prosperar? Crie capacidades estatais, é claro.

PANDEMIAS E O PROBLEMA DO FRACASSO DE ESPECIALISTAS – PARTE 2

By Edson Agatti
April 29, 2020 23:17
Tags
0 Comments



Parte 2: Os especialistas devem concordar? No meu último ensaio da EconLog, examinei o trade off impossível entre especialistas de diferentes áreas. Argumentei que cada área de especialização é como um silo separado, e não temos como encontrar um equilíbrio entre essas perspectivas concorrentes. É por isso que a política das decisões concernente à pandemia é tão difícil. Neste ensaio, quero discutir uma forma diferente de fracasso dos especialistas: a uniformidade de opinião dentro das áreas de especialização. Com a velocidade, escala e o escopo dessa pandemia, precisamos nos afastar das ortodoxias rígidas e nos adaptarmos a novos modelos. Mas essa flexibilidade é frustrada pela inserção de especialistas em profissões que geralmente contam com apoio do governo. É preciso haver diversidade de pontos de vista e discussões significativas para conquistar as novas ideias que precisamos para combater este vírus. A ortodoxia forçada das associações profissionais frustra a iniciativa de que tais investigações sejam feitas com liberdade.