Economia

PRIORIDADES DO ESTADO, E NÃO “CAPACIDADES” ESTATAIS

By Edson Agatti
June 1, 2020 23:28
Tags
0 Comments



Por Bryan Caplan Nos últimos anos, os cientistas sociais passaram a se alicerçar com afinco na “capacidade do Estado” para explicar a riqueza das nações. Por que alguns países prosperam? Porque eles têm grandes capacidades estatais. Por que outros não desenvolvem? Porque eles têm fraca capacidades estatais. O que os países que precisam desenvolver têm de fazer para prosperar? Crie capacidades estatais, é claro.

PANDEMIAS E O PROBLEMA DO FRACASSO DE ESPECIALISTAS – PARTE 2

By Edson Agatti
April 29, 2020 23:17
Tags
0 Comments



Parte 2: Os especialistas devem concordar? No meu último ensaio da EconLog, examinei o trade off impossível entre especialistas de diferentes áreas. Argumentei que cada área de especialização é como um silo separado, e não temos como encontrar um equilíbrio entre essas perspectivas concorrentes. É por isso que a política das decisões concernente à pandemia é tão difícil. Neste ensaio, quero discutir uma forma diferente de fracasso dos especialistas: a uniformidade de opinião dentro das áreas de especialização. Com a velocidade, escala e o escopo dessa pandemia, precisamos nos afastar das ortodoxias rígidas e nos adaptarmos a novos modelos. Mas essa flexibilidade é frustrada pela inserção de especialistas em profissões que geralmente contam com apoio do governo. É preciso haver diversidade de pontos de vista e discussões significativas para conquistar as novas ideias que precisamos para combater este vírus. A ortodoxia forçada das associações profissionais frustra a iniciativa de que tais investigações sejam feitas com liberdade.

PANDEMIAS E O PROBLEMA DO FRACASSO DE ESPECIALISTAS – PARTE 1

By Edson Agatti
April 27, 2020 23:13
Tags
0 Comments



Quais especialistas importam numa pandemia? Antes da pandemia do COVID-19, poderíamos ter achado que “os especialistas” sabiam mais e poderiam nos guiar. Mas há inúmeras áreas de especialização. E a velocidade, escala e escopo dessa pandemia fazem com que não saibamos quais áreas de especialização são importantes ou como equilibrar considerações concorrentes. Seria um erro tentar encontrar os responsáveis pelo que pode vir a ser um caso de falha do especialista. A raiz do problema não é conhecimento falho ou maus atores. O principal problema é que estamos pedindo a especialistas e políticos que façam mais do que é humanamente possível.

A CRISE DO CORONAVÍRUS AUMENTOU A URGÊNCIA DA REFORMA TRIBUTÁRIA

By Edson Agatti
April 21, 2020 22:50
Tags
0 Comments



O sistema tributário brasileiro gera diversas distorções, sendo uma das mais prejudiciais à sociedade, a organização ineficiente da produção, principalmente em decorrência de benefícios fiscais dados pelos entes federados, sob o equivocado pretexto de desenvolvimento regional. A organização ineficiente da produção gera baixa produtividade das atividades empresariais, bem como gastos excessivos e desnecessários, que impedem o desenvolvimento e crescimento econômico do Brasil.